quinta-feira, 10 de março de 2011

Bebendo no Chile

por Nelson e Nancy
:: amigos do blog ::

Reconhecido produtor de vinho, o país se destaca pelo Cabernet Sauvignon e Carménerè (uva original de Bordeaux na França que atualmente só existe no Chile). Os tintos possuem um aroma delicioso, mas foram os brancos que nos surpreenderam combinando muito bem com o verão e os saborosos frutos do mar chilenos. Quem sentir saudades da caipirinha, deve pedir um Pisco Sour.

Agora vamos às informações que não estão nos guias de viagem: beba cerveja! Artesanais ou importadas... entre as chilenas provamos a Del Puerto, Kross, Kunstmann e Austral (no Brasil a R$ 25, nos botecos de lá por cinco reais!). As belgas também são acessíveis: metade do preço que pagamos aqui.

Para os abstêmios, uma recomendação: os chilenos gostam muito de açúcar e seus refrigerantes são mais doces. Há sucos naturais que podem ser feitos na hora ou vir da caixa - não há diferenciação no cardápio. Ao comprar água lembre que a natural (sem gás) tem tampa vermelha e a com gás leva a tampa azul, melhor ler o rótulo sempre. E como eles tomam bastante chá, o café geralmente é solúvel.

*Dica: prefira o tour em inglês ao visitar uma vinícola de grande porte para evitar a massa de turistas brasileiros, principalmente nos feríados.

2 comentários:

  1. Acabei de voltar de Santiago. Esse post foi a última coisa que li antes de arrumar a mala. Obrigado pela dica da cerveja! Provamos a Kunstmann e Austral das que vocês falaram. Também gostei da Mestra!

    Abraço

    Petterson

    ResponderExcluir
  2. "para evitar a massa de turistas brasileiros, principalmente nos feríados." Evitar-se a si mesmo? Não se esqueça que quanto mais não queiramos, mais somos brasileiros. Porque não gostar de brasileiro é o que há de mais brasileiro...

    ResponderExcluir