segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Motivo para ir a Valparaíso: La Sebastiana


Boa parte dos brasileiros que viajam a Santiago (inclusive minha irmã) compra um passeio a Viña del Mar e Valparaíso, nas agências locais ou até em agências brasileiras, de um dia inteiro. Passeio corrido que,apesar de possibilitar uma percepção geral das cidades, muito próximas de Santiago, desconsidera uma maravilha de "Valpo"(jeito carinhoso dos chilenos nominarem Valparaíso) - La Sebastiana, outra casa de Pablo Neruda. Chama-se assim em homenagem ao seu antigo proprietário Sebastián Collado porque, ao contrário das demais casas essa já estava parcialmente construída, quando Neruda resolveu habitá-la. Situada no Cerro Florida, da casa se tem uma maravilhosa vista da cidade, que certamente alimentou o processo criativo do poeta. Sua organização em andares aos quais se ascende por corredores estreitos recria a própria arquitetura da cidade.

Estivemos em La Sebastiana duas vezes: na primeira subimos de carro, na segunda de ônibus local, que desafia as ladeiras íngremes,um passeio e tanto.
A visita guiada é realizada por meio de audiofones, e sim, está disponível em língua portuguesa.

É preciso tempo para explorar a riqueza das coleções, os objetos curiosos e a vista, que a visita proporciona.

E para os capixabas, atenção: há um mapa secular no segundo andar em que Guarapari está registrado.

La Sebastiana funciona de março a dezembro, de 10h10 às 18h e em janeiro e fevereiro, de 10h30 às 18h50, e está fechada às segundas-feiras. Os ingressos custam 12 reais a inteira, e 6 reais para estudantes e terceira idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário